Com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”, o Ministério da Saúde realiza uma mobilização nacional para incentivar as meninas de 9 a 13 anos a se vacinarem contra o HPV. A meta é proteger cerca de 1,7 milhões de jovens em todos os 5.570 municípios do país e também incluir as de 10 a 13 anos que ainda não se vacinaram com as duas doses para imunização.
Protagonizada pela atriz Carolina Kasting e sua filha de 13 anos, a campanha será veiculada entre os dias 3 e 15 de abril com o objetivo de conscientizar sobre a importância das duas doses da vacina, sendo que a segunda realizada seis meses após a primeira, para evitar que as meninas cheguem à idade adulta com risco de desenvolverem doença como a câncer do colo de útero.
A vacina HPV faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o país. Além disso, as meninas poderão ser vacinadas nas escolas públicas e particulares.
O Ministério da Saúde investiu R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 milhões de doses nos últimos três anos. A vacina adotada pelo Ministério da Saúde confere proteção contra quatro subtipos de HPV (6; 11; 16 e 18). Esta vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito demonstrado nas infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida.
Fonte: Ministério da Saúde
Redação Saúde No Ar*
(M.M.A)