A força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) será reforçada após assinatura de um acordo de cooperação técnica para ampliar e qualificar os profissionais de saúde. O ato contou com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), durante solenidade de anúncio do Pronatec e foi realizado em parceria entre os Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC).
Mais de 63 instituições federais e instituições do Sistema S (Senac, Sesi, Senar, Senat e Sebrae), além de filantrópicas, privadas e as 40 escolas técnicas do SUS terão a oferta de cursos ampliada com a assinatura do acordo de cooperação.
Estão previstos cursos de nível técnico e formação inicial e continuada relacionados à área da saúde, entre eles os de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Técnico de Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, Órteses e Próteses e Radiologia, segundo informações do MEC.
A entrada do Ministério da Saúde no Pronatec foi considerada importante, pois deve ampliar as oportunidades de qualificação como profissionais de Saúde em capitais e interiores do Brasil, melhorando a qualidade do atendimento no SUS.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)