A fim de contribuir com os resultados das políticas municipais para primeira infância; parceria entre a Prefeitura de Salvador, e o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciou a capacitação de colaboradores de 19 unidades de saúde municipais para implantação da Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi).
Dessa forma, a estrutura é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços. Além disso, o programa propõe a criação de uma estrutura, que possibilite que as instituições da atenção primária terminem qualificadas, aprimorando seus serviços. Referência técnica do projeto, a pediatra Mariangela Matos explicou a relevância da implantação do Uapi.
Participam do programa as unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) Fazenda Coutos II, Professor José Mariane (Itapuã); Canabrava, Federação, Eunísio Coelho Teixeira (Saboeiro), Alto Do Cruzeiro, Jardim Campo Verde, Péricles Esteves Cardoso (Barbalho); bem como, Imbuí, IAPI, Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Parque São Cristóvão, Boa Vista do Lobato, Aristides Pereira Maltez (São Cristóvão); Capelinha, Terreiro de Jesus, Joanes Centro Oeste, Candeal Pequeno e KM-17.
O processo completo dura 18 meses; assim, nesse período, todos os profissionais das unidades recebem a capacitação. Na implementação do projeto, durante três meses, os profissionais participam de palestras e aulas virtuais.
Após o período de implantação do programa, a coordenação municipal da Uapi trabalha as especificidades de cada unidade. Nessa fase, a comunidade é inserida no processo. O objetivo é estimular o protagonismo das famílias na vigilância do desenvolvimento infantil e ampliar o diálogo entre profissionais e famílias, para melhor comunicação sobre o desempenho das crianças de até seis anos de idade, atendidas nas unidades.