Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Edição da terceira temporada, a professora: fala sobre: – Mitos e verdades sobre o consumo de glúten na alimentação.
Confira
Olá queridos ouvintes! Eu sou Jerusa Santana, nutricionista e professora do Centro de Ciências da Saúde da UFRB. Você já ouviu falar sobre o glúten, sabe em quais alimentos encontrá-lo? Vem comigo, o papo Seguro de hoje é para esclarecer alguns mitos e verdades sobre o consumo de glúten na alimentação. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, cevada e seus derivados, como por exemplo pão, macarrão, e cerveja. A aveia, embora não apresente o glúten na sua constituição, pode ser contaminada no processo de produção e, por isso, pode apresentar traços de glúten. O glúten é muito utilizado na indústria para elaboração de inúmeros alimentos industrializados como: massas em geral, sorvete, doces, biscoitos e achocolatados.
Nos dias atuais alguns profissionais de saúde orientam dieta livre de glúten, para evitar a inflamação intestinal e ajudar na perda de peso corporal. No entanto, não existem estudos científicos que comprovem esta informação. A perda de peso pode estar relacionada com a redução de caloria total e não apenas por conta da retirada do glúten da alimentação. Assim, a dieta livre de glúten só é recomendada para as pessoas que apresentam doença celíaca ou algum tipo de intolerância, sensibilidade ou alergia ao glúten. Nessas pessoas que têm uma condição de doença instalada, a presença do glúten provoca inflamação intestinal e impede a absorção de nutrientes, podendo ocasionar anemias e outras carências nutricionais.
Então é isso aí pessoal, se você não tem nenhum dos problemas de saúde citados pode sim consumir alimentos fontes em glúten, porém com moderação, e buscando variar a alimentação, dando preferência aos cereais como arroz, macarrão e pães integrais, além de aipim, batata doce, inhame, frutas, vegetais, feijões, leite e derivados. Um abraço e até o próximo papo seguro.
Podcast: Mitos e verdades sobre o consumo de glúten na alimentação
Produção: Jerusa Santana
Colaboração/revisão: Jerusa Santana
ouça:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
Sobre a ENUFBA
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.