De acordo com Lia van der Hoek, chefe do laboratório experimental de virologia da Universidade de Amsterdã (Holanda); que analisou a imunidade em quatro cepas de coronavírus sazonais semelhantes ao SARS-CoV-2. A imunidade tem curto prazo. Contudo, para fazer o estudo, os autores examinaram 513 amostras de soro coletadas regularmente de dez homens adultos saudáveis em Amsterdã desde 1980, ou seja, por mais de 35 anos.
Além disso, os autores mediram o aumento de anticorpos contra a proteína do nucleocapsídeo (abundante no coronavírus); para cada coronavírus sazonal e consideraram cada aumento de anticorpos como uma nova infecção.
Durante a pesquisa, também foi descoberto que amostras de sangue coletadas na Holanda nos meses de junho, julho; bem como agosto e setembro tiveram a menor taxa de infecções nos quatro coronavírus sazonais indicando uma maior frequência de infecções de inverno no países temperados. Os autores sugerem que o SARS-CoV-2 pode compartilhar o mesmo padrão após a pandemia.
De acordo com os pesquisadores, as reinfecções são comuns em todos os quatro coronavírus sazonais, sugerindo que pode ser uma característica comum a todos os coronavírus humanos, incluindo SARS-CoV-2.