Na próxima sexta-feira (18), um grande show beneficente será realizado em prol do Hospital Martagão Gesteira, referência no tratamento de crianças com câncer na capital baiana. A cantora Ivete Sangalo e a Orquestra Juvenil da Bahia (Neojibá) fará uma apresentação na Arena Fonte Nova, às 19h30, e toda a renda será revertida para a reforma das instalações do Hospital.
Idealizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, o espetáculo homenageará os 50 anos de carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Durante o evento, convidados especiais dividirão o palco da Arena, como os cantores Carlinhos Brown, Cláudia Leitte e Preta Gil.
Os ingressos custam a partir de R$ 25 e estão sendo vendidos na loja oficial da festa localizada no piso L2 do Salvador Shopping, nos balcões TicketMix e A Tarde dos shoppings da Bahia, Barra, Paralela, Salvador Norte e Salvador Shopping, além do Pida, no shopping Piedade. A compra também pode ser realizada pela internet através do site da BlueTicket.
Atuando há 50 anos, a instituição filantrópica assiste a crianças de todo o Estado da Bahia, 100% SUS. São mais de 600 atendimentos por dia e uma equipe multidisciplinar formada por mais de 1000 colaboradores. São oferecidos suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social da criança de 0 a 15 anos.
Mais de 20 especialidades são oferecidas voltadas totalmente para a criança, com destaque para as especialidades de Oncologia, Cardiologia, Neurocirurgia, Cirurgia Cardíaca, Ortopedia, Cirurgia Plástica, entre outras. Referência em tratamentos de alta complexidade, para cada tipo de tratamento oferecido, o Martagão conta com uma assistência multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Além destes serviços, o hospital também conta com a Unidade de Treinamento para a Desospitalização (UTD), de exclusividade da instituição. Nele podem ser feitos treinamentos para mães e familiares de crianças portadoras de doenças crônicas, oferecendo suporte através do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD), para o paciente dependente de tecnologia para sobreviver.
Considerado como um dos mais importantes Hospitais Escolas, forma anualmente centenas de residentes em Pediatria e especialidades pediátricas, além de profissionais da área multidisciplinar. É mantido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, fundada pelo médico e professor Álvaro Pontes Bahia há 92 anos. Hoje a Liga é presidida por Durval Freire de Carvalho Olivieri.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N)