De acordo com estudo realizado pela WRI Brasil, após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, o movimento de recuperação econômica pode acontecer de forma positiva favorável ao meio ambiente. Caso seja feito investimento na “economia verde”. Como resultado, será possível criar 2 milhões de empregos e adicionar 2,8 trilhões de reais ao PIB do Brasil. Em relação ao PIB de 2019 (R$ 7,3 trilhões), isso representaria um aumento de 38%.
Como resultado do estudo, “Uma Nova Economia para uma Nova Era”, que faz parte da Global New Climate Economy, que visa apontar formas de combinar o desenvolvimento econômico com as respostas ao aquecimento global. Espera-se que as mudanças climáticas tenham um impacto maior que a Covid-19. Portanto, vários países estão estudando formas de tomar medidas que tragam benefícios econômicos e climáticos.
O estudo focou em três setores que são extremamente estratégicos da economia nacional: infraestrutura, indústria e agronegócio. O relatório mostra “Uma infraestrutura de qualidade reduz os custos e impactos da degradação ambiental e permite maior resiliência a eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes”
As propostas de todos os setores poderiam reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa no Brasil até o ano de 2025, em comparação ao ano de 2005. Outro ponto que o estudo levou em conta foi que no Brasil existe uma série de políticas que pode abrir caminho para a economia verde.