Portal Saúde no Ar

 

Doe exemplo: na semana do papai doe sangue

Este ano, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para o Dia dos Pais que cai neste domingo (09.08) tem o seguinte tema: “Mês dos Pais Hemoba – É hora do exemplo entrar em campo. Doe Sangue!”

A campanha que já faz parte do calendário do Dia dos Pais recebe a parceria dos profissionais do grupo Fanáticos FC, responsável pela programação esportiva da rádio Tudo FM.

A campanha será divulgada diariamente nas resenhas esportivas dos programas “Tudo na Bola” e “Papo com Tillé”, além do incentivo, através das redes sociais do grupo, da Fundação e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A ação prossegue por todo mês de agosto e tem como foco ampliar a coleta de sangue em todas as unidades da Hemoba, no estado.
No mês de agosto, todos os doadores de sangue que comparecerem ao hemocentro coordenador poderão tirar fotos em um “backdrop” (pano de fundo) para postar em redes sociais. A ideia é fazer com que o doador sinta-se na coletiva de imprensa de uma partida de futebol. Para se informar mais sobre a importância da transfusão, leia as informações abaixo:

Tipos de Sangue

Embora existam vários sistemas de grupos sanguíneos no sangue, um dos mais importantes para a transfusão de sangue é o sistema ABO.
Se você já olhou o documento de seus pais, viu que as pessoas têm o sangue classificado em grupos e subgrupos: ABO (A, B, AB e O) e os Rh (positivo e negativo). A maior parte da população brasileira possui os sangues tipo O e A. Com relação ao fator RH, os negativos são os mais raros.

Sistema ABO

No início do século XX, um pesquisador austríaco, Karl Landsteiner, descobriu, ao trabalhar com transfusões sanguíneas, que havia incompatibilidade entre alguns tipos de sangue; se misturados, ocorria aglutinação (formação de grupos de hemácias). Landsteinter concluiu a existência de quatro tipos sanguíneos, chamados de A, B, AB e O, formando o Sistema ABO. Isto foi extremamente importante para não existir incompatibilidade entre o doador de sangue e o receptor, na transfusão sanguínea.

Na superfície das hemácias, existem antígenos, chamados aglutinogênios, que são responsáveis pela determinação do tipo sanguíneo. Já as aglutininas, encontradas no plasma sanguíneo, são anticorpos que reagem com os aglutinogênios.

Pessoas do grupo sanguíneo A possuem aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Pessoas do grupo B possuem aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma. Pessoas com sangue AB possuem aglutionogênio AB e não possuem aglutinina. Pessoas de grupo sanguíneo O não possuem aglutinogênio, mas possuem aglutinina anti-A e anti-B no plasma.

Conforme as experiências realizadas por Karl Landsteiner, por exemplo, uma pessoa do tipo sanguíneo B não pode receber sangue do tipo A, pois possui aglutinina anti-A. Isto quer dizer que, se o sangue A por recebido, as hemácias vão aglutinar, formando trombos que podem causar embolia (obstrução de um vaso, frequentemente uma artéria, pela migração de um corpo estranho (êmbolo).

Fator RH
Da mesma forma, quem é classificado como fator RH+ possui uma proteína chamada antígeno D na superfície das hemácias. Este fator RH é de extrema importância na segunda gravidez, se a mãe for RH negativo e o primeirobebê for RH positivo. Isto porque, quando o sangue do bebê fator RH positivo entra em contato com a mãe RH negativo, por ocasião do parto, o organismo da mãe fica “sensibilizado”, ou seja, ele faz anticorpos contra o fator RH.

Assim, no caso de uma segunda gravidez, se o filho for RH positivo, o corpo da mãe pode reagir ao antígeno D e produzir anticorpos contra o segundo bebê, causando uma doença chamada eritroblastose fetal ou doença hemolítica por incompatibilidade de RH.

Fontes: Boletim Invivo/Fiocruz e Hemoba
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.