O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) deixou o seu portal mais “inclusivo” atualizou sua plataforma para facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditivas e visuais. E para outros grupos como: analfabetos funcionais, idosos e disléxicos, entre outras pessoas com dificuldade de leitura de textos.
É uma ferramenta que processa os conteúdos do site através de uma dispositivo que oferece também a tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e voz.
Além disso, os usuários dos sites do Cremeb contam com a possibilidade de aumentar e reduzir o tamanho do texto e mudar o contraste, este último, voltado para os daltônicos. Ambos os recursos estão disponíveis na lateral esquerda da página. “Essa ferramenta está alinhada com os nossos valores, que, além de ética, sigilo e valorização do médico, inclui responsabilidade social, entre outros”, afirma a presidente do Cremeb, conselheira Dra. Teresa Maltez.
Continue lendo depois da publicidade!
Como acessar:
Entra no site www.cremeb.org.br e escolhe o texto que deseja ler – depois seleciona o mesmo texto que você abriu e clica na opção desejada – tradução por Libras ou pela leitura mediante voz, os ícones estão do lado direito do monitor. Em seguida vai aparecer uma personagem virtual chamada Rybená, que fará a leitura.Rybená é um software nacional.
Já para quem deseja aumentar a fonte (letra) ou contrataste o ícone está do lado oposto, lado esquerdo.
Redação Saúde no Ar
Fonte:Cremeb
Foto:Cremeb