Boatos espalhados nas redes sociais, divulgaram que a China criou o coronavírus em laboratório. A China sugere que pode ter sido criado nos EUA. Ambos estão equivocados.
uma pesquisa publicada nesta terça- feira, 17/03, na renomada revista Nature Medicine , descartam as teses de que a doença teria sido criada em laboratório.
Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido constataram que o SARS-CoV-2, nome técnico do novo coronavírus, surgiu a partir de processos naturais, resultado de seleção natural. As conclusões da “Nossa análise claramente mostra que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus manipulado propositalmente”, escreveu a equipe de cinco cientistas….
Participaram da pesquisa: Andrew Rambaut, professor de evolução molecular da Universidade de Edimburgo; W. Ian Lipkin, professor de epidemiologia da Universidade de Columbia; Edward C. Holmes, professor de biologia evolucionária da Universidade de Sydney; Robert F. Garry, professor da Universidade de Tulane. Kristian Andersen, professor associado de imunologia e microbiologia do Scripps Research… –
Segundo os cientistas a estrutura do novo coronavírus é bastante diferente das dos outros vírus da mesma família. O mais provável é que o causador da Covid-19 tenha evoluído naturalmente, já que possui adaptações para se ligar a uma enzima humana. Essa capacidade, pontuam os cientistas, foi essencial para o novo coronavírus atingir alto grau de transmissão entre humanos. Para entender como essa melhoria ocorreu, os cientistas levantam duas hipóteses para o surgimento do SARS-CoV-2 a partir de sua estrutura genética. A primeira é que ele tenha sido originado por meio de seleção natural dentro de um hospedeiro animal e, a partir daí, infectado… -seres humanos. Há nele características similares às encontradas em vírus de morcegos e pangolins….