Nesta terça-feira (30), no salão de eventos da cidade de Santo Amaro-BA, ocorreu uma Conferência Municipal com o tema: Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Promoção da Igualdade Racial e Gênero, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional do Município (CONSEA).
Os palestrantes abordaram os eixos temáticos: Comida de Verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável; estratégias em andamento para conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional e por fim, o aperfeiçoamento e ampliação do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional: pacto federativo, participação social e instersetorialidade.
A Primeira Conferência contou com a participação de sindicatos rurais; agricultores do Movimento dos Sem Terra (MST); Conselho da Mulher do Município, CONSEA municipal, povos de terreiros, representantes de centros espíritas, representantes das unidades dos CRAS dos Bairros do Trapiche e Sacramento, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social como coordenadoras, psicólogas, assistentes sociais, administrativos e com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher, Flávia Reis, além de representantes do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e sociedade civil.
As propostas farão parte de um relatório que será apresentado na Conferência Estadual que ocorrerá em Santo Antônio de Jesus, prevista para o dia 14 e 15 de julho. Seis delegados titulares e suplentes serão escolhidos para representar o município.
JR