A cidade de Wuhan, na China, vai ganhar um hospital para acolher pacientes infectados com coronavírus. O edifício, possui cerca de 25 mil metros quadrados. A abertura prevista para dia 3 de fevereiro, reunindo condições para acomodar mil camas e recursos médicos para fornecer tratamento isolado e eficiente aos doentes.
A medida foi tomada por conta do número de casos que continua aumentando. Atualmente, as pessoas diagnosticadas com o coronavírus estão sendo tratadas em diversos hospitais e clínicas em Wuhan. O Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou que a China criou uma equipe nacional de pesquisa com 14 especialistas.
O mais recente balanço das autoridades chinesas revela que número de mortos devido ao surto de coronavírus subiu para 26 e o de casos confirmados aumentou para 900. Segundo as autoridades, há cerca de 1.072 casos suspeitos.
O Vírus em outros países
A China anunciou a morte de uma pessoa perto da fronteira com a Rússia – a mais de 1.800 quilômetros da cidade de Wuhan -, a segunda fora do epicentro do surto.
Com o aumento de casos registrados tem deixado a população receosa sobre uma potencial epidemia semelhante à da pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.
O Japão e a Coreia do Sul confirmaram o registro, na madrugada desta sexta-feira, de dois novos casos de infectados pelo vírus.
As autoridades chinesas consideram que o país está no ponto “mais crítico” e colocaram em quarentena, impedindo entradas e saídas, três cidades onde vivem mais de 18 milhões de pessoas: Wuhan, e as vizinhas Huanggang e Ezhou. E, para tentar travar a propagação, cancelaram as comemorações do Ano Novo chinês em várias localidades, incluindo a capital, Pequim.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde ainda é cedo para declarar emergência de saúde pública internacional.
O Vírus
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O novo coronavírus é uma nova cepa que ainda não havia sido identificada em humanos. Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas.
Rede de Saúde no Brasil
Diante dos casos de doença respiratória na China, a OMS instalou, nesta ultima quarta-feira (22/01), o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. O comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. Até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no país. A pasta tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.
Leia também: China isola 2º Cidade
Fonte: Agência Brasil