Um projeto do Centro de Diabetes e Encocrinologia do Estado da Bahia, ( Cedeba) receberá investimentos de US$ 600 mil nos próximos três anos vindos da World Diabetes Foundation (WDF), organização mundial de promoção ao cuidado e prevenção da doença.
“O modelo desenvolvido pelo Cedeba é um modelo que funciona e que é possível ser implementado com sucesso para a atenção primária, nível fundamental para atender ao diabético”, afirmou o Coordenador da WDF, Bent Lautrup-Nielsen. Após a apresentação dos resultados, a organização ofereceu ao Estado a possibilidade do investimento para uma segunda fase, com fortalecimento e expansão da atenção básica ao diabético na capital e em outros municípios.
O investimento, a ser iniciado em 2016 será voltado inicialmente para Salvador e em seguida para toda Região Metropolitana (RMS). “O investimento vem como um reconhecimento do trabalho de sucesso realizado pela instituição. Precisamos dessas iniciativas para expandir o atendimento para pacientes do interior. Hoje 70% dos pacientes do Cedeba são da capital”, disse o secretário Fábio Vilas-Boas.“Conseguimos, com apenas três meses de intervenção, mapear a detecção do diabetes em 20% nos municípios de Paulo Afonso, Cícero Dantas e Dias D´Ávila”, afirma Reine Chaves, diretora do Cedeba.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe