Após realizar cerca de 400 castrações em animais do Centro Histórico de Salvador, o Castramóvel – serviço itinerante de castração de cães e gatos, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – chega ao bairro de Pernambués, onde vai ficar até o dia 15 de outubro,estacionado ao lado do Centro Social Urbano (CSU), localizado na Rua Thomaz Gonzaga, nº 150.
A importância do dispositivo, que este ano já passou pelos bairros de Castelo Branco, Mussurunga, Bonfim, Boa Vista de São Caetano e Centro Histórico, consiste na prevenção de doenças, além de evitar a procriação indesejada/indiscriminada e o abandono de animais. O oferecido gratuitamente pela Prefeitura através do Centro de Controle de Zoonose (CCZ).
Segundo o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro, o trabalho é feito com a consciência da importância do procedimento para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos. Ele afirmou ainda que “os animais esterilizados têm ainda menor probabilidade de desenvolver um comportamento agressivo e, muitas vezes, a castração é indicada com a finalidade de diminuir esse tipo de comportamento”.
O procedimento para a castração é o seguinte: nas segundas e terças-feiras, os profissionais do CCZ realizam o cadastramento e a triagem para a intervenção cirúrgica que acontecem nas quartas e quintas, sempre das 08 às 12 horas. Para isso é imprescindível que o proprietário do animal apresente a original e cópia dos seguintes documentos: Cartão SUS, documento de identidade com foto, e cartão de vacinação do animal.
Para estar apto a ser castrado, o cão ou gato deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período gestacional.
A.V.