Moradores do bairro de Pernambués e adjacências poderão contar com o serviço de castração animal até a sexta-feira da semana que vem (16.10). A partir do dia 19 de outubro, o serviço itinerante seguirá para o bairro do Pau da Lima, onde ficará estacionado ao lado do Espaço Axé, em Colina Azul.
Até lá, o Castramóvel continuará a rotina atendendo às segundas e terças-feiras para agendamento e triagem, e às quartas e quintas-feiras para realização das cirurgias, sempre das 08 às 12 horas.
Em 36 dias no bairro foram realizados mais de 460 procedimentos e a estimativa é que mais 200 intervenções cirúrgicas ainda sejam realizadas até o dia 15.
O objetivo da castração, efetuada pela prefeitura, é o de prevenir doenças, evitar a procriação indesejada/indiscriminada e o abandono de animais, são algumas das vantagens que têm contribuído para o aumento da procura por cirurgia de castração de cães e gatos.
Para isso é imprescindível que o proprietário do animal apresente o original dos seguintes documentos: cartão SUS, carteira de identidade e o cartão de vacinação do animal. Quem ainda não tiver o cartão SUS, basta se dirigir a unidade de saúde mais próxima, apresentar, RG, CPF e comprovante de endereço para a confecção.
Para estar apto, o cão ou gato deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período de gestação. Até agora, foram atendidos este ano os bairros de Castelo Branco, Boa Vista de São Caetano, Bonfim, Mussurunga II e o Centro da cidade quando ficou instalado na Praça Castro Alves.
*Redação Portal Saúde no Ar