Em publicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); realizou alerta aos profissionais de saúde com o objetivo de chamar atenção para as diferenças entre as recomendações de armazenamento; bem como preparo, dose e administração das vacinas contra a Covid-19, o que pode aumentar o risco de erros no processo de vacinação.
Além disso, o alerta da agência traz um quadro com as principais diferenças para o uso das três vacinas em uso no Brasil atualmente. Contendo, recomendações para minimização dos riscos, tais como treinamento dos profissionais de saúde, dupla-checagem entre eles durante o preparo e a administração da vacina, além da participação ativa do cidadão no processo de vacinação.
De acordo com trecho da publicação; “As três vacinas distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde atualmente possuem diferenças significativas no que diz respeito ao processo de conservação e armazenamento preparo, dose a ser utilizada e intervalo de tempo entre a aplicação das doses, o que pode ser um fator de confundimento dos profissionais e assim, aumentar riscos de eventos adversos no processo de vacinação.
Veja também: Home office compromete saúde mental do trabalhador