O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde, estará nesta quarta-feira (28), a partir das 8 horas, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, onde os agentes de endemias estarão concentrados para dar sequencia à campanha de vacinação, imunizando cães e gatos que vivem soltos na orla de Salvador.
A estratégia que começou em 08 de janeiro e seguirá até 06 de fevereiro no município, já percorreu os principais pontos turísticos da Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Comércio e o Centro Histórico, imunizando cerca de mil animais. Na próxima semana será a vez da comunidade da Praia do Flamengo receber o projeto.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 50 mil pessoas morrem por ano em todo o mundo em decorrência de complicações causadas pela doença que é transmitida através da saliva de animais infectados. Em Salvador, estima-se que existam cerca de 46 mil cães sem dono perambulando pela cidade.
Além da vacinação, a equipe do CCZ realizará ações educativas incentivando a guarda responsável, com orientações sobre o serviço gratuito de castração oferecido pela Prefeitura para pessoas das comunidades visitadas que exercem o papel de cuidadores dos animais.