Zika vírus pode ter causado casos de microcefalia

O Ministério da Saúde suspeita que a contaminação pelo Zika vírus seria a causa do aumento dos casos de microcefalia no primeiro semestre de 2015. No final da tarde desta terça-feira (17.11), o ministério divulgou um boletim epidemiológico apresentando os dados coletados até a última segunda-feira (16.11) segundo o qual, este ano, houve uma ocorrência de 399 casos de microcefalia em sete estados do Nordeste..

O estado de Pernambuco registra o maior número de ocorrências, com 268 bebês nascidos com microcefalia em 2015, mas há ainda 44 casos em Sergipe, 39 no Rio Grande do Norte, 21 na Paraíba,  9 no Ceará e 8 na Bahia.

A hipótese, ainda não confirmada, da contaminação pelo Zika vírus ter sido a causa dos casos de má-formação se dá por conta do micro-organismo do zika vírus ter sido encontrado em duas gestantes da Paraíba, cujos fetos foram confirmados com microcefalia através de exames de ultrassonografia. O material genético (RNA) do vírus foi detectado em amostras de líquido amniótico, com o uso da técnica de RT-PCR em tempo real.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch, essa correlação entre as duas coisas ainda não está confirmada. “Estamos sendo bastantes cautelosos, mas não se encontrou nenhuma outra causa até o momento. Tivemos uma circulação importante do vírus no Brasil no primeiro semestre, coisa que aconteceu pela primeira vez na nossa história”.

A investigação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Comitês de especialistas apoiarão o Ministério da Saúde nas análises epidemiológicas e laboratorial, bem como no acompanhamento dos casos.

Além deste apoio, nesta terça-feira (17.11), o Ministério da Saúde deveria enviar a todas as secretarias estaduais de saúde orientações sobre o processo de notificação, vigilância e assistência às gestantes e aos bebês acometidos pela microcefalia. Essas informações serão constantemente atualizadas.

Apesar de ser um achado científico importante para o entendimento da infecção por Zika vírus em humanos, os dados atuais não permitem correlacionar inequivocamente, de forma causal, a infecção pelo Zika com a microcefalia. Tal esclarecimento se dará por estudos coordenados pelo Ministério e outras instituições envolvidas na investigação das causas de microcefalia no país.

 

Portal Saúde no AR

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.