PORTAL SAÚDE NO AR

Microcefalia: 40% notificações

Das notificações de microcefalia realizadas no país até o momento, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, acredita que 40% estejam relacionadas ao Zika vírus. Os outros 60% estariam associados a causas como doenças genéticas e infecções por citomegalovírus, herpes ou toxoplasmose.

O ministro reafirmou na última quinta-feira (18) que estaria convicto de que o número de casos de microcefalia relacionados ao zika é superior ao que foi apontado nos exames laboratoriais, havendo infecção por zika na maioria das mães que tiveram bebês com microcefalia.

Cerca de 5.280 registros estão em análise e, de acordo com este dado, 2.112 seriam efetivamente ligados à transmissão do zika durante a gestação. A avaliação foi feita um dia depois da polêmica em torno da mudança no formato do informe epidemiológico, que não traz mais números de exames que já comprovaram laboratorialmente infecção por zika.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.