Zero Morte Materna por Hemorragia

schedule
2017-09-04 | 15:50h
update
2022-02-18 | 03:06h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Zero Morte Materna por Hemorragia

Em setembro, as oficinas do projeto “Zero Morte Materna por Hemorragia” serão ministradas em Salvador (11 e 12) e Jacobina (19 e 20). A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), executada através da Diretoria da Gestão do Cuidado (DGC), responsável pela coordenação da Política de Atenção Materno Infantil, é realizada em parceria com o Ministério da Saúde com o objetivo de formar multiplicadores regionais no manejo das hemorragias, bem como no uso do traje antichoque.

O acompanhamento das oficinas é feito presencialmente pela Sesab, por equipe DGC/Área Técnica da Saúde Mulher. Serão contemplados pelas oficinas, que ocorrem no estado até outubro, 62 municípios das regiões de saúde de Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Alagoinhas, além da capital Salvador.

Com isso, serão impactados cerca de 200 profissionais entre médicos e enfermeiros obstetras, das 70 unidades hospitalares e maternidades da rede SUS Bahia, envolvendo as nove macrorregiões de saúde do estado. A primeira oficina ocorreu no período de 12 a 13 de agosto últimos, no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, capacitando 24 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros obstetras) de oito unidades hospitalares pertencentes à macrorregião Sudoeste.

A Bahia recebeu do Ministério da Saúde, 64 trajes antichoques não pneumáticos (TAN), que serão entregues às unidades hospitalares, após a realização de cada oficina. A redução da mortalidade materna na Bahia é uma prioridade do Governo, assim como do Ministério da Saúde. Entre as principais causas diretas de mortes maternas no estado estão os transtornos hipertensivos e as hemorragias, sendo ambas causas evitáveis.

Esta ação impactará na melhoria da atenção à saúde materna no Estado e na redução da mortalidade materna por hemorragia. Desta forma, contribuirá também na implementação da Rede Cegonha na Bahia, uma iniciativa do Governo Federal que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

 

Fonte: Diretoria de Gestão do Cuidado/Área Técnica da Saúde Mulher

Fonte: Pixabay

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
05.08.2024 - 20:40:24
Uso de dados e cookies: