Nesta quarta-feira (21), acontece uma webpalestra sobre o tema “A criança com sífilis na Atenção Básica”, na sede da Fundação Estatal de Saúde da Família, às 10h. O evento ministrado pela médica Margareth Handan integra a programação do Dia de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro.
O objetivo dessa programação do Dia Mundial de Combate à Sífilis é dar maior visibilidade à sífilis e à sífilis congênita como grave problema de saúde pública na Bahia. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab, através do Grupo de Trabalho de Combate à Sífilis Congênita, em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis -SBDST e Ministério Público.
Na sexta-feira (23), haverá um evento alusivo à data na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia, às 8h. Já no dia e no dia 29, acontece uma sessão científica sobre a Situação atual da Sífilis na Bahia, no auditório do Centro de Atenção à Saúde – CAS, às 9h. As atividades fazem parte ainda da programação do Dia Mundial de Combate à Sífilis.
Estima-se que a cada ano, 12 milhões de novos casos de sífilis ocorram no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. Em todo o mundo, a sífilis na gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos, de acordo com os dados da Organização.
*Redação Saúde no Ar