Em janeiro de 2021 o Amazonas enfrentou uma grave crise sanitária; com falta de oxigênios em hospitais, com isso houve uma série de pacientes mortos.
De acordo com reportagem divulgada pelo Fantástico, mesmo com o momento critico vivido pelo estado; cilindros de oxigênio eram desviados por supostos participantes de organizações não governamentais (ONG’s). Segundo a matéria especial, João Victor Araújo da Silva foi preso na última semana. Ele se tornou voluntário de uma ONG que transportava cilindros doados para hospitais de todo o estado do Amazonas.
Dessa forma, apresentado como policial, João Victor desviava cilindros para revender a valores superfaturados. Segundo policiais, o acusado pode ter desviados mais de 60 cilindros de oxigênio. Assim, o material que chegava em Manaus de avião ou barco, ia para a ONG que por era responsável por encaminhar os cilindros aos hospitais. Contudo, a investigação revela que o acusado oferecia realizar o transporte. De acordo com a policia, ele chegou a revender o produto por R$ 6 mil.
Veja também: Novo auxílio emergencial deverá injetar R$ 44 bilhões na economia