O ano letivo 2022 retornou com aulas 100% presenciais na maioria das escolas brasileiras. Contudo, na rede municipal de Salvador, cerca de 40% dos estudantes ainda não retornaram às aulas presenciais.
Até o momento, 432 escolas estão em funcionamento na capital baiana, assim para incentivar o retorno dos estudantes às salas de aula, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que vai contar com a ação dos agentes de Educação na busca ativa pelos estudantes.
De acordo com o órgão, neste ano letivo estão devidamente matriculados 147.533 alunos. Apesar de ter mais de 50 mil crianças e adolescentes longe das salas de aula, a Smed afirma que ainda não há um diagnóstico de evasão escolar já que as aulas retornaram há 3 semanas.
Assim, a Smed, acredita que a falta de adesão às aulas presenciais são um reflexo da retomada das atividades semipresenciais, em maio de 2021. No mês de junho do mesmo ano, o índice de comparecimento de alunos e professores nas escolas públicas e particulares também foi considerado baixo.