Vivendo sem glúten

O tenista sérvio Novak Djokovic (foto), vencedor do torneio U.S. Open no último final de semana lançou recentemente um livro onde fala dos seus problemas de saúde causados pela intolerância ao glúten (proteína presente no trigo, cevada e derivados), pois seu intestino  não processava adequadamente alimentos como pães e massas, o que lhe provocava dor e inchaço abdominal.

O livro “Sirva para vencer – A dieta sem glúten para a excelência física e mental” foi lqnçado em fevereiro deste ano e nele o tenista conta que após a dieta passou a se sentir melhor , mais leve, e com o raciocínio mais rápido, tendo duas vitórias em quadra.

Pessoas com intolerância permanente ao glúten tem a doença celíaca, doença autoimune, na qual, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Na doença celíaca, a  inflamação é provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. Esse processo inflamatório que ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes, e o único tratamento é uma dieta sem a substância para a vida toda. Com informações do G1.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.