Em Sintonia

O desafio de perdoar – Deângela Fernandes

O que é mesmo perdoar e qual a implicação desse ato em nossa vida? Primeiro vamos entender o que o perdão não é: perdoar não é esquecer. Perdoar não significa concordar com comportamentos que nos ferem. Perdoar não é fingir que está tudo bem. Perdoar não é engolir a raiva ou mágoa.

Perdoar é olhar para a cicatriz emocional e não sentir mais dor, não sentir raiva, não sentir desejo de vingança. Perdoar é liberta-se da mágoa que sequestra a alegria de viver. Perdoar promove saúde mental e saúde física.Há muitas pesquisas científicas que comprovam que a prática do perdão diminui os riscos da pessoa sofrer um infarto, de desenvolver ansiedade generalizada e a depressão, por exemplo.

Então, o perdão é o melhor elixir para serenar a mente, acalmar o coração, se reconstruir e voltar para a estrada da vida com dignidade. E a gente volta mais leve – sem o peso da mágoa e sem o domínio de quem nos fez mal.

Abrir mão da vingança já é o início do perdão. Deve Desenvolver também a paciência consigo mesmo porque nós somos seres limitados. Lembre-se: o perdão muitas vezes é difícil, mas não impossível. Quem se ama se perdoa e perdoa o outrem também.

 

 

O assunto foi tema do  Programa, Em Sintonia, desta Terça-feira, (08.02)  que fez um convite à reflexão  sobre o desafio de perdoar. Os impactos de não perdoar e a ralação do perdão com o autocuidado e a saúde mental. A conversa com Deângela Fernandes, Terapeuta Comunitária Integrativa e Terapeuta Holística,  que há  cinco  anos ajudando pessoas a construírem o amor próprio,  lembrou entre outras coisas que a proposta do perdão é do Mestre Jesus. Ele ensinou que devemos perdoar não 7, mas 70×7 vezes. “O número sete representa o infinito, logo quem escolheu Jesus como Mestre e percebe que praticar o perdão é um grande desafio para, quase uma missão impossível, deve começar aumentar o nível de compreensão, de tolerância e de empatia”, lembrou a terapeuta.

Ouça a entrevista na íntegra:

O programa Em Sintonia acontece de Segunda à sexta das 9 às 10h, pela Rádio Excelsior AM 840. Ouça pelo site da Rádio Excelsior da Bahia. Participação ao vivo pelo WhatsApp: (71) 9-9681-3998.
Para receber informações sobre o programa acesse o grupo Sintonia

Sobre a entrevistada:

Deângela Fernandes:

É terapeuta, reside em Salvador e atua há 5 anos na promoção da saúde emocional

Seu principal objetivo é ajudar pessoas a fortalecer a autoestima, descobrir seu valor, suas potencialidades, e assim se tornarem mais autônomas e menos dependentes.

Atendimento individual, casal e grupos (no momento, 100% on-line).

 

Contatos:   

Entre os destaques do trabalho está  o  Workshop Construção do Autoamor.

A segunda edição de 2022 acontece hoje (08.11), com o tema: O amor tem Limites, das 19h30 às 21h.  Evento 100% on-line e gratuito.

Inscrições e outras informações pelo. (71) 98779-2507

 

Texto: Deângela Fernandes

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

15 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

17 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

18 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

21 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

22 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

22 horas ago