O desafio de perdoar – Deângela Fernandes

O que é mesmo perdoar e qual a implicação desse ato em nossa vida? Primeiro vamos entender o que o perdão não é: perdoar não é esquecer. Perdoar não significa concordar com comportamentos que nos ferem. Perdoar não é fingir que está tudo bem. Perdoar não é engolir a raiva ou mágoa.

Perdoar é olhar para a cicatriz emocional e não sentir mais dor, não sentir raiva, não sentir desejo de vingança. Perdoar é liberta-se da mágoa que sequestra a alegria de viver. Perdoar promove saúde mental e saúde física.Há muitas pesquisas científicas que comprovam que a prática do perdão diminui os riscos da pessoa sofrer um infarto, de desenvolver ansiedade generalizada e a depressão, por exemplo.

Então, o perdão é o melhor elixir para serenar a mente, acalmar o coração, se reconstruir e voltar para a estrada da vida com dignidade. E a gente volta mais leve – sem o peso da mágoa e sem o domínio de quem nos fez mal.

Abrir mão da vingança já é o início do perdão. Deve Desenvolver também a paciência consigo mesmo porque nós somos seres limitados. Lembre-se: o perdão muitas vezes é difícil, mas não impossível. Quem se ama se perdoa e perdoa o outrem também.

 

 

O assunto foi tema do  Programa, Em Sintonia, desta Terça-feira, (08.02)  que fez um convite à reflexão  sobre o desafio de perdoar. Os impactos de não perdoar e a ralação do perdão com o autocuidado e a saúde mental. A conversa com Deângela Fernandes, Terapeuta Comunitária Integrativa e Terapeuta Holística,  que há  cinco  anos ajudando pessoas a construírem o amor próprio,  lembrou entre outras coisas que a proposta do perdão é do Mestre Jesus. Ele ensinou que devemos perdoar não 7, mas 70×7 vezes. “O número sete representa o infinito, logo quem escolheu Jesus como Mestre e percebe que praticar o perdão é um grande desafio para, quase uma missão impossível, deve começar aumentar o nível de compreensão, de tolerância e de empatia”, lembrou a terapeuta.

Ouça a entrevista na íntegra:

O programa Em Sintonia acontece de Segunda à sexta das 9 às 10h, pela Rádio Excelsior AM 840. Ouça pelo site da Rádio Excelsior da Bahia. Participação ao vivo pelo WhatsApp: (71) 9-9681-3998.
Para receber informações sobre o programa acesse o grupo Sintonia

Sobre a entrevistada:

Deângela Fernandes:

É terapeuta, reside em Salvador e atua há 5 anos na promoção da saúde emocional

Seu principal objetivo é ajudar pessoas a fortalecer a autoestima, descobrir seu valor, suas potencialidades, e assim se tornarem mais autônomas e menos dependentes.

Atendimento individual, casal e grupos (no momento, 100% on-line).

 

Contatos:      

Entre os destaques do trabalho está  o  Workshop Construção do Autoamor.

A segunda edição de 2022 acontece hoje (08.11), com o tema: O amor tem Limites, das 19h30 às 21h.  Evento 100% on-line e gratuito.

Inscrições e outras informações pelo. (71) 98779-2507

 

Texto: Deângela Fernandes

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.