A maioria das crianças pega o VSR ou o vírus sincicial respiratório, um vírus comum de resfriado num determinado momento antes dos 2 anos de vida, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Os casos são normalmente leves. Os sintomas podem parecer um resfriado comum e incluem nariz congestionado, diminuição do apetite, tosse, espirros, febre e chiado no peito. Eles normalmente duram uma semana ou duas, e somem com repouso e ingestão de mais líquidos.
Contudo, em algumas crianças, especialmente nas pequenas, o VSR pode ser perigoso, levando à desidratação, problemas respiratórios e doenças mais graves, como bronquiolite ou pneumonia.
De acordo com médicos em entrevista a CNN Internacional, há um aumento “sem precedentes” nos casos de VSR entre crianças nos EUA.
O CDC não rastreia hospitalizações ou mortes por VSR como faz com a gripe, mas disse na ultima quinta-feira (20) houve um aumento nos casos de VSR em muitas partes do país. Vários hospitais infantis estavam “sobrecarregados” com pacientes numa altura do ano em que é incomum haver um aumento de pacientes com esse tipo de vírus.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA não especifica o motivo das internações, mas cerca de três quartos dos leitos hospitalares pediátricos disponíveis em todo o país estão ocupados atualmente.
Os médicos alertam que a melhor maneira de prevenir infecções por VSR é ensinar as crianças a tossir e espirrar num tecido ou nos cotovelos em vez nas mãos. Tente também manter limpas as superfícies frequentemente tocadas. Contudo, quando crianças ou adultos estão doentes, eles precisam fazer algo fundamental: “Fique em casa quando estiver doente para que não propague qualquer doença respiratória que você tenha”.
Sintomas
O VSR é um vírus comum, mas pode causar doenças graves, especialmente em crianças pequenas e idosos. Os sintomas podem aparecer em estágios e não todos de uma vez, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
Os sintomas incluem:
- Nariz congestionado;
- Diminuição do apetite;
- Tosse e espirro;
- Febre;
- Chiado no peito.
Fonte: CNN Internacional (trechos traduzidos do inglês)