Ícone do site

Vício em games entra na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

Brasília - Profissionais e entusiastas da tecnologia participam da Campus Party, em Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No  segundo dia da Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Nova York no último sábado 25/05 , a Organização Mundial da Saúde decidiu  que o  vício em video games entrará para a lista de doenças.  A decisão foi tomada na revisão da 11ª Classificação internacional de Doenças ( CID). O texto que foi elaborado no ano passado e aprovado na Assembleia. A classificação passará a valer a a partir de janeiro de 2022

De acordo com a CID, o vício em games é considerado um transtorno mental. A desordem é descrita como um padrão de hábitos de jogo persistentes ou recorrentes tão severos que ganham prioridade acima de saúde e outros interesses.

Entre os sintomas citados  aparecem falta de controle sobre hábitos de jogo, aumento de prioridade ao videogame e o uso contínuo de jogos eletrônicos mesmo diante de consequências negativas.

Como nota  a descrição do transtorno na CID é similar a do vício em jogos de azar, que é classificado como distúrbio mental desde 1990.

Entidades da indústria de games protestam e ressaltam os   aspectos positivos dos jogos eletrônicos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile