Verme é retirado do cérebro de jovem americano

Um jovem americano passou por uma cirurgia para tirar um verme vivo no cérebro. Ao sentir muita dor na cabeça, Luis Ortiz que mora na Califórnia – Estados Unidos, procurou os médicos do hospital em Napa. No decorrer do atendimento foi surpreendido pelo neurocirurgião Soren Singel, que advertiu que ele teria apenas 30 minutos de vida.

Após avaliação médica, Ortiz foi submetido imediatamente a uma cirurgia de emergência. Conforme relatou o jovem, o verme tinha crescido e formado um cisto que obstruiu a circulação e o fluxo de água para o resto do cérebro. Após receber a anestesia, os médicos localizaram com auxílio de câmeras, e retiraram o verme em forma de larva – uma tênia.

De acordo com os Centros Americanos para Controle e Prevenção de Doenças – CDC na sigla em inglês – os cistos formados por larvas no cérebro — a chamada neurocisticercose — podem se desenvolver depois através da ingestão de ovos microscópicos, normalmente presentes em fezes de pessoas infectadas com a Taenia solium – tênia do porco.

Especialistas explicam que o verme uma vez no corpo, os ovos se abrem, e as larvas sobem até o cérebro. Segundo os CDC, aproximadamente mil pessoas são hospitalizadas por ano por algum problema de neurocisticercose.

Em entrevista à rede TV CBC San Francisco, Ortiz disse que é muito gratificante para ele estar vivo, e acrescentou que se tivesse esperado um pouquinho mais para ir ao hospital, provavelmente não estaria aqui agora.

Após o susto, o jovem agora se recupera da cirurgia e espera poder voltar para a universidade.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.