PORTAL SAÚDE NO AR

Veneno de aranha pode dar origem a novos medicamentos

Uma pesquisa publicada na British Journal of Pharmacology, mostra que o veneno da aranha é capaz de ajudar a curar a dor.  De acordo com a pesquisa, a descoberta pode ajudar na produção de uma nova classe de analgésicos potentes.

Cientistas que participaram do estudo, afirmaram que sete compostos químicos identificados no veneno do animal se concentram em 206 espécies de aranha. Eles ainda reforçam que o veneno é capaz de bloquear a atividade dos nervos, e estimam que pelo menos uma em cada cinco pessoas no mundo sofra de dor crônica.

 

Especialistas mostram também que é possível bloquear o chamado – caminho da dor –  via por onde os nervos da zona afetada pela dor enviam sinais para o cérebro. Parte da pesquisa de novos medicamentos para alívio das dores se concentra nas 45 mil espécies de aranha no mundo, que matam suas presas apenas com venenos capazes de bloquear a atividade dos nervos. “Uma estimativa conservadora indica que há nove milhões de peptídeos de veneno de aranha, e apenas 0,01% desse vasto campo farmacológico tem sido explorado”, afirma Julie Kaae Klint, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.