Aquele inchaço que ocorre nas camadas mais profundas de pele causando coceira, quando se come determinado alimento ou se toma um medicamento pode ser uma alergia chamada angioedema, conhecida também como edema angioneurótico,edema de quincke, urticária gigante e vergão. Ela pode ter diversas causas como alimentos, medicações, alergias, fatores ambientais e hereditários, assim como condições subjacentes tipo transfusões de sangue e perturbações do sistema imunológico.Caso ocorra nas vias respiratórias pode provocar o edema de glote, se não for cuidado a tempo.
Alimentos como marisco, peixe, amendoim, nozes, ovos e leite podem desencadear reações alérgicas, assim como vários tipos de medicações, principalmente analgésicos e medicamentos para pressão arterial.
Outras substâncias que podem causar angioedema incluem pólen, pelos de animais, látex e picadas de insetos, bem como fatores ambientais como calor, frio, luz solar, água, pressão sobre a pele, estresse emocional e exercício físico.
O angioedema hereditário é raro e está relacionado com níveis baixos ou funcionamento anormal de determinadas proteínas do sangue, responsáveis pela regulação do sistema imunológico.
Os perigos do angioedema e como evitá-lo é o tema do Saúde no ar desta quarta-feira (17.06), que recebe o médico alergista e imunologista Régis Albuquerque para o quadro “Conversando com o especialista”.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.