De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS); segue nesta quinta-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade igual ou superior a 74 anos. Contudo, pela manhã, das 8h às 12h, serão vacinados os idosos com 74 anos ou mais nascidos de outubro de 1946 a 18 de março de 1947. Porém, no período da tarde, das 13h às 16h, serão imunizados os idosos com 74 anos ou mais, nascidos de 18 de março a setembro de 1946.
Autônomos
Na nova fase de imunização, profissionais autônomos da área de Saúde podem ser vacinados: Os odontólogos, médicos e fisioterapeutas. Para terem acesso às doses é necessário estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS.
A vacinação acontece nos postos de drive-thru e fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu.
Dessa forma, no local, é preciso apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.
Trabalhadores da saúde
Além disso, aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde também continuará, das 8h às 16h. Porém, serão imunizados apenas os profissionais que estiverem com o nome cadastrado na lista disponível no site da SMS. A vacinação também acontece nos postos de drive-thru e fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu.
Para vacinação é preciso apresentar a carteira do conselho de classe e cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho pessoa jurídica ativo, ou última nota fiscal. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto e cópia do último contracheque ou última nota fiscal.
Vacinados
Idosos com 74 anos ou mais (1ª dose); Trabalhadores da saúde cadastrados (1ª dose); bem como, Trabalhadores da saúde (para 2ª dose) e Idosos para 2ª dose.
Ainda assim, familiares ou idosos com 74 anos ou mais podem consultar se o nome está na lista em site divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. Ainda assim, de acordo com o município, os profissionais da saúde podem checar elegibilidade através do link.
O que fazer se você está no grupo de vacinação?
Contudo, é necessário antes de comparecer aos locais de imunização; verificar elegibilidade no site da SMS. Por outro lado, caso o nome não conste na lista, a atualização cadastral pode acontecer através do portal Recadastramento SUS; www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br. Bem como, presencialmente no Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro).
De acordo com a prefeitura da capital, responsáveis por idosos que não podem comparecer nas unidades por dificuldade de locomoção podem solicitar a vacinação domiciliar; contudo; a solicitação pode acontecer através do site Vacina Express ou no 5º Centro.
Onde se vacinar?
1ª dose idosos com 74 anos ou mais
Drives
- 5ª Centro de Saúde;
- Parque de Exposições;
- Escola Baiana de Medicina – Campus Cabula.
- USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas);
- Bem como, na USF Plataforma;
- USF Cajazeiras X;
- 5ª Centro (Barris).
2ª dose idosos
Drives
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Ondina;
- Arena Fonte Nova (Acesso Dique);
- Atakadão Atakarejo – Subúrbio.
Pontos Fixos
- USF Vista Alegre;
- UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras);
- USF Resgate;
- USF Federação.
1ª dose trabalhadores de saúde cadastrados
Drives
- Universidade Católica de Salvador – Pituaçu;
- Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas.
Pontos Fixos
- Universidade Católica de Salvador – Pituaçu;
- Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas.
2ª dose trabalhadores de saúde
Drives
- Unijorge – Campus Paralela;
- USF San Martim III;
- Centro de Convenções.
Pontos Fixos
- USF Eduardo Mamede (Mussurunga);
- UBS Castelo Branco;
- USF Colinas de Periperi;
- CSU Pernambués;
- Unijorge – Campus Paralela.
De acordo com nota da prefeitura, o pré-cadastro para vacinação de idosos com idades entre 60 a 79 anos revelou um quantitativo de pessoas dessa faixa etária que residem na capital baiana muito acima do estimado. Dessa forma, antes do recadastramento, a pasta estimava que cerca 245 mil pessoas dessa faixa etária moravam em Salvador. Contudo, até o momento, mais de 313 mil idosos já finalizaram a atualização cadastral no município.
Além disso, a prefeitura lançou o “Filômetro“, plataforma onde a população pode verificar os locais mais acessíveis e com menor fila para vacinação.
Veja também: Câmara aprova PL que facilita compra de vacina pela iniciativa privada