Veganismo é um termo que está na moda hoje em dia. Muito se fala que fulano é vegano, restaurante vegano, pizza vegana, etc. Se você colocar no Google a palavra “vegano” vai receber mais de 30 milhões de resultados. Mas, o que é mesmo veganismo?
Inicialmente vamos fazer a distinção entre o vegano e o vegetariano.
Simplificadamente podemos dizer que vegetariano é a pessoa que não come carnes de nenhum animal. Ele faz isso por três motivos, o primeiro é pensando na saúde, visto que está provado que a alimentação vegetariana traz uma serie de benefícios para a saúde, prevenindo doenças futuras e contribuindo para a reversão das já instaladas. A segunda motivação para a vegetarianismo é a preservação do meio ambiente e redução dos impactos ambientais devido à pecuária, tais como o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa que estão causando o aquecimento da terra, o que é uma grande preocupação da humanidade no momento. A terceira motivação é a defesa da vida dos animais, porque ele sabe que para que ele coma carne, o animal deve ser morto. Então, num simples lanche que você faça, você está cuidando de sua saúde, do meio ambiente (que impacta a todos) e protegendo os animais. A gente, muitas vezes, não percebe como nossos pequenos atos impactam o mundo.
O Vegano vai além do prato de comida.
É sabido que os animais sãos seres sencientes, que percebem o mundo e valorizam as experiências em termos de sensações boas e ruins. Quem convive com um animal, um cachorro por exemplo, sabe que ele sente dor, frio, alegria, fome, e outros sentimentos igualzinho a nós. Apartir dessa consciência, o vegano busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais.O vegano não usa produtos que tenham causado morte ou sofrimento em animais não só na alimentação, mais também no vestuário (cintos e blusões de couro), adornos, medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza, entretenimento, trabalho. Observe que o Veganismo pode ser praticado por pessoas de qualquer credo religioso, crença política, etnia, gênero, idade…Voltando ao exemplo do cãozinho de estimação, a ideia é: se a gente protege e cuida de um animal, porque vamos compactuar com a morte e sofrimento de outros?
Engenheiro, Mestre em Administração de Empresa, Educador Ambiental e Gestor Social. Naturopata, Facilitador de danças circulares e florais de Bach. Estudante e pesquisador sobre Nutrição e Vegetarianismo. Professor da Universidade do Estado da Bahia
E-mail: companheirovivo@gmail.com
O assunto foi tema do quadro “Comer e ser”, veiculado às Segundas-Feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar. Este mês de setembro o Professor Ambiental Valter Cruz, será um dos colaboradores do quadro.
Ouça o comentário de Valter Cruz:
Foto: Valter Cruz
Fonte: Valter Cruz
Redação Saúde No Ar