Desde que a Lei 9263/1996 foi sancionada, as regras em relação ao planejamento familiar sofreu alterações homens e mulheres podem decidir quando não terão novos filhos. De acordo com o regulamento apenas casais com relacionamento estável e com idade acima de 25 anos podem realizar o procedimento de vasectomia, ou ligadura de trompas.
O procedimento de vasectomia é realizado gratuitamente no Sistema único de saúde (SUS) e dura 20 minutos para ser realizado, após o paciente passar por triagem e acompanhamento que pode durar até 2 meses.
Segundo o médico urologista Anselmo Hoffman, o casal interessado precisa passar por um período de avaliação antes de realizar a cirurgia: “Precisa haver certeza, e, por esse motivo é importante passar pelo período burocrático”.
Ainda de acordo com Anselmo, não existe qualquer tipo de contra indicação para o homem que deseja fazer a cirurgia. “Não muda o orgasmo, nem o fluxo de ejaculação”, explica.
Após passar pelo procedimento médico, o paciente deve evitar em até 25 relações a prática sexual sem o uso de métodos contraceptivos.
Em Salvador, a vasectomia pode ser feita em diferentes hospitais da cidade de forma gratuita e em clinicas especializadas. O custo na rede privada varia de mil a três mil reais.
Ouça o áudio completo da entrevista do urologista à apresentadora Patrícia Tosta no programa Saúde No Ar da Rádio Excelsior.