Texto: Redação
Uma operação de varredura envolvendo imóveis e áreas públicas, em Salvador, pretende reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti em 79 bairros. As localidades se4econadas apresentaram percentuais acima de 1,5% no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).
A ação é realizada das 7h30 da manhã às 13h30 da tarde até o dia 17 de fevereiro. Em parceria com a SMS, trabalham na operação profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps). De forma simultânea, o trabalho de varredura aborda todos os bairros e envolve pouco mais de mil agentes. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, cada agente deve visitar, em média, 25 imóveis por dia e, ao final, a varredura deverá atingir cerca de 570 mil residências.
A meta é reduzir o índice de infestação nos bairros durante todo o período do verão, época em que a proliferação dos mosquitos é favorecida pelo clima. E na terça-feira (24), contudo, a SMS informou que último LIRAa apontou que Salvador apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 1,1%, menor indicador registrado desde que o estudo passou a ser realizado no município, em 2005, há 12 anos.
Além de imóveis, os agentes também irão buscam por criadouros em equipamentos públicos como em praças e espaços de lazer. A lista de localidades que recebem a ação contempla bairros a Ribeira, Pituba, Alto do Peru, São Caetano, Itaigara, Marechal Rondon, Santa Mônica, Cosme de Farias, Boca do Rio, Alto do Coqueirinho, Patamares, Nova Sussuarana, Tancredo Neves, Arenoso, Calabetão, Pau da Lima, São Marcos, Águas Claras, Palestina e Rio Vermelho.