PORTAL SAÚDE NO AR

Varíola dos macacos: EUA declaram estado de emergência

O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, anunciou ontem, quinta- feira (05/08) que o governo
declarou Estado de Emergência nos EUA, por causa da varíola dos macacos.

“À luz das circunstâncias em evolução, estou declarando uma emergência de saúde pública em #monkeypox. Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível no combate a esse vírus. Pedimos a todos os americanos que levem a varíola a sério”, publicou Becerra no Twitter.

A resposta do governo federal dos EUA ocorreu após críticas de parlamentares, comunidades locais e após alguns estados, como nova York e a Califórnia, declararem emergência devido a rápida disseminação do vírus.

Cientistas e autoridades de saúde pública estão preocupados que a varíola dos macacos possa circular permanentemente nos EUA se não forem tomadas medidas mais rápidas para conter o surto. Foram identificadas cerca de 1,6 milhão de pessoas altamente vulneráveis ao vírus, mas o país tem apenas 550 mil doses de vacina. A declaração de emergência possibilita o repasse de mais verbas às, agências de governo.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe