Varíola dos macacos: especialistas mudam nomes de variantes do vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou os novos nomes para as variantes da varíola dos macacos. A medida, avaliada por um grupo de especialistas convocados pela organização, está alinhada “com as melhores práticas atuais”.

De acordo com a OMS, o vírus ganhou o nome de “varíola dos macacos” após a primeira descoberta, em 1958. Da mesma forma, as principais variantes identificadas pelas regiões geográficas onde se sabia que circulavam.

Assim, o consenso dos especialistas visa a substituição dos nomes que se referiam a regiões da África por algarismos romanos. Agora, a estrutura de nomenclatura adequada estará representada por um numeral romano para o clade e um caractere alfanumérico minúsculo para os subclades.

“[A mudança ocorre] Como parte dos esforços contínuos para alinhar os nomes da doença, vírus e variantes da varíola dos macacos – ou clados – com as melhores práticas atuais. Os especialistas concordaram em nomear os clados usando algarismos romanos”, afirma o comunicado da organização.

Segundo a OMS, o ideal é que vírus recém-identificados, doenças relacionadas e variantes recebam nomes com o objetivo de evitar ofender “qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico e minimizar qualquer impacto negativo no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal”.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe