Portal Saúde no Ar

 

Varíola dos macacos: casos devem ser comunicados às autoridades em até 24 h

Novo decreto publicado no Díario Oficial da União (DOU), na ultima quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde adicionou a varíola dos macacos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças. Dessa forma, com a inclusão, os serviços de saúde públicos e privados deverão notificar às autoridades sobre novos casos da doença em até 24 horas.

De acordo com o Munistério da Saúde, até a noite da última quinta-feira, o Brasil possuia 5.037 casos da doença confirmados, e outros 5.391 suspeitos. Na segunda-feira (29), o país teve a segunda morte por varíola dos macacos confirmada. O segundo óbito foi confirmado exatamente 1 mês após o primeiro registro de morte pela doença no país.

Até o momento, aa Organização Mundial da Saúde (OMS) trata a doença como uma emergência de saúde pública global. A OMS afirma acreditar que essa medida possa mobilizar o mundo a agir em conjunto.

“Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe