Embora nos EUA, 67% da população dos EUA já tenha recebido pelo menos a primeira dose de vacina contra a Covid – 19, segundo o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) . nas últimas duas semanas, ocorreu um aumento de 21% em relação às duas semanas anteriores, isso em decorrência ao avança da variante indiana, Delta
A média de sete dias de novos casos foi de 13.859 em 6 de julho, um aumento de 21% em relação às duas semanas anteriores, segundo o Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, estatal). Os casos atribuídos aos dias mais recentes podem aumentar ainda mais, devido ao atraso nos relatórios após o fim de semana de feriado. A variante já representa 52% dos casos nas duas semanas que terminaram em 3 de julho
O presidente Joe Biden tinha uma meta de vacinar 70% dos adultos com ao menos uma dose até o Dia da Independência (4 de julho), mas não conseguiu cumprir. A cifra atual é de 67%.
As regiões centro-oeste e sul, com menores taxas de vacinação, apresentam taxas de infecção maiores do que as regiões com alta vacinação, como a nordeste, tendência que tem se tornado cada vez mais clara nas últimas semanas.
“A trajetória que provavelmente veremos é de dois panoramas diferentes da pandemia nos Estados Unidos: um em que a mesma é um problema em lugares onde há um alto nível de pessoas não vacinadas”, declarou à AFP Amesh Adalja, do Centro Johns Hopkins para a Segurança Sanitária. “Em outras partes do país, a pandemia será tratada mais como um vírus respiratório comum.”
A variante Delta já está em 93 países, inclusive em diversos estados brasileiros e coloca em risco o decréscimo dos casos no pais, que podem voltar a aumentar. É necessário o aumento de exames para identificar a variante e isolar os contaminados para evitar a proliferação.
JR