Variante brasileira do coronavírus pode ser capaz de driblar sistema imune

Descoberta em Manaus, a variante brasileira da covid-19 que possivelmente emergiu na capital do Amazonas no fim do ano passado, pode ser capaz de driblar o sistema imune de indivíduos já infectados pela Covid-19; bem como causar uma nova infecção; dessa forma, uma nova pesquisa revela alguns aspectos preocupantes da variante que tem se espalhado.

De acordo com a imunologista Ester Sabino, professora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e uma das coordenadoras da pesquisa; “Essa nova variante pode infectar mesmo quem já tem anticorpos contra o novo coronavírus depois de uma primeira infecção natural”.

Coordenado por Sabino, e o pesquisador da Universidade de Oxford Nuno Faria realizou análise genômica de 184 amostras de pacientes diagnosticados com Covid-19 em um laboratório de Manaus entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

Dessa forma, a pesquisa que utilizou modelagem matemática, cruzando dados genômicos e de mortalidade; a equipe de pesquisadores calcula que a variante de Manaus, conhecida como P.1., possa causar mais transmissões que as linhagens que a precederam.

“O trabalho sugere que esse vírus consegue evadir a imunidade adquirida por infecção, não dá pra falar de vacina nesse momento. Depois vai depender da vacina, podem ser vacinas diferentes”.

Além disso, o trabalho também apontou que em apenas sete semanas a P.1. tornou-se a linhagem do SARS-CoV-2 mais prevalente na região de Manaus.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: OMS: Brasil vive uma tragédia com nova variante da covid-19

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.