Categories: Notícias

Vacinas contra gripe reduzem risco de ataque cardíaco

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (27), realizado por cientistas australianos, aponta que as vacinas contra a gripe podem reduzir o risco de ataques cardíacos, principalmente em pessoas na faixa etária dos 50 anos.  As informações são da Agência EFE

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Nova Gales do Sul – UNSW estas vacinas antigripais têm 29% de efetividade na prevenção de ataques cardíacos, um nível quase similar ao de outras medidas preventivas.

A efetividade das estatinas – fármacos usados para diminuir o colesterol – como prevenção secundária de ataques cardíacos é de 25%. Já os produtos contra a hipertensão se situa entre 15% e 18%, no entanto, a dos métodos para deixar o consumo do fumo chega a 26%, apontam estudos anteriores.

Segundo um comunicado da universidade australiana, estas conclusões se desligam da análise realizada pela equipe da UNSW em diversos casos internacionais de controle para estudar os nexos entre a gripe e as vacinas, do mesmo modo como, com os ataques cardíacos.  Muitos dos pacientes com ataques cardíacos tinham contraído a gripe pouco antes desse incidente, de acordo com a descoberta dos pesquisadores UNSW.

Para a autora do estudo, Raina MacIntyre as vacinas antigripais são seguras, efetivas e acessíveis, entretanto com base na pesquisa, ela alerta que todas as pessoas com mais de 50 anos deveriam levar em consideração as vacinas, sobretudo, os que estão em risco de terem ataques cardíacos.

Estudos anteriores revelam que a gripe contribui para que o coração bata com maior rapidez e se produzam com maior facilidade coágulos sanguíneos, o que pode bloquear artérias que já estão obstruídas.

Segundo ainda MacIntyre, independente do peso saudável de uma pessoa, ainda que seja mais velha, e careça de antecedentes familiares de ataques cardíacos, pode apresentar um engrossamento em suas artérias, sem ter conhecimento do fato.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago