0 Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, criado pelo Ministério da Saúde a partir da aprovação para uso emergencial da Coronavac no Brasil, trás quatro grupos prioritários que juntos chegam a 50 milhões de pessoas. De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI); a prioridade é para trabalhadores da saúde, idosos; professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Como os imunizantes funcionam em duas doses, cada grupo receberá a segunda em intervalo de 14 dias após a primeira aplicação. O Governo prevê conclusão em 16 meses a partir do inicio da imunização, ou seja, a campanha deve durar pelo menos até o primeiro trimestre de 2022. A OMS calcula que para conter a a circulação do vírus no país, é preciso vacinar cerca de 60% a 70% da população.
Grupos Prioritários:
De acordo com o PNI; os grupos prioritários para imunização deve ser seguido por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
- Grupo 1: trabalhadores da saúde (5,88 milhões de pessoas); bem como pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil).
- Grupo 2: pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões).
- Grupo 3: 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica; bem como doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme; câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).
- Grupo 4: professores do nível básico ao superior (2,34 milhões); bem como forças de segurança e salvamento (850 mil) e funcionários do sistema prisional (144 mil).
- Outros grupos: povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, pessoas com deficiência permanente severa e população acima de 18 anos privada de liberdade.
Quem e onde vacinar?
A prefeitura de Salvador divulgou lista de drives-thrus e unidades onde é possível realizar a imunização, das 8 às 17h. Contudo, antes de se dirigir ao posto, é preciso confirmar o nome na lista, disponível no site da prefeitura.
O profissional que não tiver com o nome na lista NÃO deverá ir aos pontos de vacinação. Os mesmos devem procurar a unidade onde trabalha para esclarecimentos.
Vacinação em idosos
Iniciada nesta segunda-feira (01.02) de forma escalonada por idade, cada município pode tomar as próprias decisões como a imunização dos idosos. Mais de 285 mil doses foram encaminhadas entre os 417 municípios do Estado.
- Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro),
- Unidade de Saúde da Família de Plataforma,
- Unidade de Saúde da Família de Cajazeiras/Jaguaripe
- Centro Social Urbano de Pernambués.
Vale lembrar que a vacina NÃO está acontecendo em todas as salas de vacina (postos de saúde) apenas 16 unidades estão fazendo o procedimento. Confira quais são eles.
- USF São José de Baixo – DS Itapagipe
- UBS Sete de Abril – DS Pau da Lima
- USF Dr. Carlos Santana – DS Cabula
- USF Pirajá – DS São Caetano/Valéria
- UBS Nelson Piauhy Dourado – DS Cajazeiras
- USF Federação – DS Barra Rio Vermelho
- Centro de Saúde Virgílio de Carvalho – DS Centro Histórico
- USF Vale do Matatu – DS Brotas
- USF Itapuã – DS Itapuã
- USF Resgate – DS Cabula/Beiru
- USF Cajazeiras V – DS Cajazeiras
- USF Imbuí – DS Boca do Rio
- USF Colina de Periperi – DS Subúrbio Ferroviário
- CSU Castelo Branco – DS Pau da Lima
- Centro de Saúde Péricles Laranjeiras – DS São Caetano/Valéria
- USF San Martin III – DS Liberdade
Vacina Domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção.
- Para agendamento acesse: http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/ –
CONFIRA ENTREVISTA SOBRE O TEMA:
O assunto foi tema do Programa Excelsior Saúde, desta quinta-feira (04.02), Patricia Tosta, entrevistou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde de Salvador e Vânia Rebouças, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab.
Confira:
O programa começa às 9h e a entrevista às 9:30h, com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840. Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br e participe pelos watts pap. (71) 9-9681-3998. Acesse os conteúdos no Portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Denuncie irregularidades na vacinação
O Ministério Publico Federal criou plataforma para recebimento de denuncia sobre desvio de vacinas; bem como irregularidades na vacinação dos grupos prioritários durante a pandemia do novo coronavírus. Para enviar denúncias ao Ministério Público Federal (MPF) é preciso baixar o aplicativo “MPF Serviços” e fazer a denúncia.
Por: Joice M Araujo
Veja também: Contra o tratamento precoce: em carta aberta médicos cobram CFM