O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a 2º fase da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. Nessa nova etapa, a estratégia percorrerá os bairros que apresentaram baixa procura pelas doses durante a primeira fase da campanha iniciada em 04 de setembro.
“Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos animais da cidade vamos deflagrar uma nova etapa da campanha percorrendo até 11 de outubro as localidades com menor adesão à imunização”, explicou Aroldo Carneiro, veterinário do CCZ.
No período, de 02 a 11 de outubro, a população terá ainda acesso às doses em 98 postos de saúde da capital, sempre de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08 à 17 horas.
Do início da campanha até o momento, cerca de 124 mil animais foram imunizados, esse é o balanço parcial. A meta é imunizar 200 mil entre cães e gatos.
Raiva silvestre – Neste ano, três casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados, nos bairros de Massaranduba, São Cristovão e Brotas, os responsáveis pelos animais de estimação devem ficar em alerta, já que o risco de contaminação é ainda maior.
Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato ou cão infectado. Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Google
Redação Saúde no Ar