De acordo com anuncio feito por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune. Ao todo, 50 mil pessoas participam dos testes em todo o mundo, sendo 10% delas no Brasil. Os testes acontecem em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e o Instituto D’Or e a Fundação Lemann.
Segundo a universidade a vacina pode chegar em setembro e tem 80% de eficacia contra a doença. Para participar do teste é preciso não ter doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune, não ter sofrido infecção provocada pelo novo coronavírus, não participar de outros estudos, não estar gestante ou planejar uma gravidez nos próximos três meses.
A equipe de Oxford em parceria com a empresa Astrazeneca, planejam produzir mais de 2 bilhões de doses do imunizante. Durante as primeiras fases a vacina teria apresentado um resultado duplamente positivo: além de criar anticorpos contra o coronavírus, também induziu a produção de células T do sistema imunológico, que atuam no sistema de defesa do organismo.
Veja também: Teste com vacina chinesa começa a ser feito hoje em São Paulo