Portal Saúde no Ar

 

Vacina de dose única do Butantan contra dengue é eficaz e seguirá para aprovação da Anvisa

Uma vacina de dose única com tecnologia nacional e produzida pelo Instituto Butantan se mostrou eficaz e segura contra os sorotipos da dengue DENV-1 e DENV-2. Os dados do ensaio clínico de fase 3, realizado com 16.235 participantes em 16 centros de pesquisa espalhados pelo Brasil, acabam de ser divulgados em artigo publicado no The New England Journal of Medicine.
Última etapa dos testes clínicos mostrou segurança e alta eficácia entre pessoas de 2 a 60 anos

A eficácia geral do imunizante no período foi de 79,6% entre participantes sem evidência de exposição prévia à dengue e de 89,2% entre aqueles com histórico de exposição. A expectativa do instituto é submeter ainda este ano a vacina para aprovação da Anvisa.

“A vacina contra a dengue do Instituto Butantan representa um grande avanço para o País”, comemora Dimas Covas, professor da USP e ex-diretor do Instituto Butantan entre 2017 e 2022. “A publicação dos resultados iniciais do estudo clínico, que envolveu mais de 16 mil voluntários, mostrou elevada eficácia com apenas uma dose, o que a diferencia das vacinas de outras companhias. Também é um grande exemplo da importância de desenvolvermos a biotecnologia nacional.”  Informações, Jornal da USP.

Um dos maiores problemas para combater  a dengue com a vacina é a pequena quantidade de doses. O Brasil só poderá imunizar este ano, 3 milhões de pessoas. Após a aprovação da ANVISA da vacina produzida pelo Butantan, não teremos problemas para a produção de milhões de doses. Atualmente a vacina contra a dengue no Brasil é  importada do Japão.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe