Ícone do site

Vacina da dengue – Ministério da Saúde define público prioritário

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que vai imunizar  crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com a vacina contra a dengue. A previsão de início da campanha de vacinação é em fevereiro deste ano.

O MS ainda vai decidir, dentro dessa faixa etária de idade, o público prioritário.

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Anvisa em março deste ano.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante contra a dengue  na rede pública, mas enfrenta o desafio com a baixa quantidade de doses. Só tem disponível, cinco  milhões de doses mas espera receber mais um milhão de doses em doação. Como a aplicação é feita com duas doses, no máximo 3 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.

Em 2023, foram 1,6 milhão de casos de dengue e 1.094 mortes. Já neste ano, os casos superam os 10 mil e há sete mortes em investigação.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile