Vacina contra tuberculose em teste é mais eficaz

Uma vacina em teste contra a tuberculose apresentou ser mais eficaz que a atual imunização.  De acordo com estudo divulgado nesta terça-feira pela revista “Nature Communications, a vacina desenvolvida por cientistas da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, pode ser uma única alternativa existente contra a doença.

Testada em macacos, os resultados da pesquisa, desenvolvida pela demonstram que a nova vacina é capaz de induzir uma resposta imunológica favorável nestes símios, que previamente foram infectados com uma dose letal de Mycobacterium tuberculosis, causador da doença.

Para desenvolver o produto, Deepak Kaushal – cientista do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas e líder do estudo, e seus colegas usaram uma versão modificada da bactéria Mycobacterium tuberculosis, que não tinha o potencial de causar a doença, mas é capaz de induzir uma resposta imune específica.

Administrada nos animais por inalação, a vacina proporcionou aos macacos um alto nível de proteção contra a infecção, provocando uma diminuição dos sintomas e uma melhora da resposta imune.

Segundo os pesquisadores a tuberculose continua sendo um problema global, em parte devido à baixa proteção oferecida pelas vacinas atuais.  A doença é provocada por uma bactéria que se transmite pelo ar e afeta principalmente os pulmões.

Devido a carência ao tratamento mais eficaz, cientistas persistiram na urgência de desenvolver a nova vacina, uma vez que a imunização atual – BCG, disponível contra a doença não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose, entretanto previne formas graves.

O uso em aerossol da Mycobacterium tuberculosis atenuada poderia ser o primeiro passo no desenvolvimento de novos e mais potentes tratamentos contra esta patologia.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.