As cerca de 80 mil doses da vacina contra o vírus H1N1 já estão na central estadual de distribuição, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, para abastecer a capital baiana. As doses só devem chegar aos postos de saúde a partir de hoje (29), quando a vacinação será retomada.
Salvador já registrou mais de 287 mil doses da vacina aplicadas até a manhã desta quinta-feira (28). O número corresponde a cerca de 46% do total do público alvo na capital. Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), do Ministério da Saúde, mostram que Salvador registrou 213.114 doses. Os idosos foram os que mais se vacinaram (103.046), seguidos das crianças (65.510).
O Ministério da Saúde tem como meta que as cidades vacinem 80% da população de idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores em saúde, mulheres grávidas ou puérperas – até 45 dias após o parto –, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre