Uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência

Bastante consumida no período natalino, as uvas passas são mais potentes e poderosas do que as uvas frescas, capazes de auxiliar na prevenção de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência, apontam especialistas.

De acordo com o biomédico da Embrapa, Gildo Almeida, a fruta desidratada – uva passa –  tem esse potencial devido a remoção da água e tudo que tinha na uva. Ele explica que as vitaminas A, B e K ficarão presentes na uva quando a pessoa retira a água, ficando assim mais concentrado.

Gildo esclarece que uma das principais responsáveis pelos benefícios é a substância chamada resveratrol.  O biomédico destaca que essa substancia protege, previne, por exemplo, doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. “O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso”, acrescenta.

Apesar de ser uma fruta saudável, o especialista não recomenda para as pessoas que tem restrição em açúcar. O especialista explica que o resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL, o chamado colesterol bom, e a redução da produção de LDL, conhecido como colesterol ruim.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.