PORTAL SAÚDE NO AR

Usos culinários do jenipapo

O jenipapo é um fruto comum das regiões norte e nordeste do Brasil. Por ser muito perecível é comum o encontrarmos em forma de licor, balas, doces, compotas, cristalizados, sorvetes e refresco, pois são produtos que possuem uma maior durabilidade.

Os frutos são coletados maduros ou semimaduros e possuem o pico de maturação no mês de junho, devido a isso está muito presente nos nossos festejos juninos, principalmente na forma de licor.

O jenipapo é rico em fibras, compostos fenólicos, ferro e vitamina C. Devido a sua composição apresenta característica funcional com ação antioxidante, sendo uma ótima opção para incluir na alimentação com o intuito de melhorar a imunidade e para pessoas com deficiência de ferro.

Além do uso culinário, o jenipapo verde é usado como corante natural, por fornecer um suco de cor azulada. Esse corante era muito utilizado pelos índios e pode ser empregado para tingir tecidos, cerâmica e alimentos. Algumas pessoas acreditam que o consumo de jenipapo pode causar tontura, porém não existe nenhum estudo que relacione o seu consumo com tonturas.

Os frutos do jenipapo podem ser consumidos in natura, e na confecção de sucos, geleias, sorvetes, doces pastosos, compotas, doces cristalizados e licores. Também podem ser usados em pratos salgados, como picles, molhos e cozidos com carne. Os frutos verdes também podem ser utilizados para fazer o bolo azul.

Então aproveite que o mês de junho encontramos essa fruta rica em nutrientes e a inclua em sua alimentação.

Abaixo segue uma sugestão da geleia de jenipapo.

GELEIA DE JENIPAPO

Ingredientes:

500 gramas de jenipapo

150 gramas de maçã

500 gramas de açúcar

500 ml de água filtrada

15 ml de caldo de limão

Modo de preparo:

Lavar e descascar os frutos de jenipapo (maduros), retirar as sementes e cortar em pequenos pedaços. Cortar a maçã com a casca em pedaços. Levar a cozinhar por 20 minutos o jenipapo e a maça em 500 ml de água filtrada.  Depois de cozidas, deixar esfriar um pouco. Bater no liquidificador e peneirar. Levar ao fogo junto com o açúcar e o caldo de limão. Depois que levantar a fervura, mexer de vez em quando com uma colher apropriada. Deixar apurar até dar o ponto de geleia (pode-se fazer o teste do ponto, colocando uma gota num copo d’água, se esta não se desmanchar, está no ponto).  Depois é só deixar esfriar um pouco e envasar.

Ouça o comentário da nutricionista Giesy Ribeiro sobre o jenipapo, e a receita da gélia com estudante do curso de gastronomia da Ufba, Rosalia Galvão.

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

Redação Saúde no Ar.

Fonte:Giesy Ribeiro /Rosalia Galvão

Foto:Rosalia Galvão

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.